A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Célia Regina de Carvalho UFMS, Campus de Naviraí, MS
  • Josefa A. G. Grigoli UCDB

Resumen

O presente artigo resulta de um estudo sobre o processo de aquisição de saberes profissionais no exercício da docência realizado com professoras de séries iniciais do ensino fundamental procurando investigar como acontece a aprendizagem da docência durante o exercício da profissão e identificar como a escola contribui para o processo de aquisição de saberes profissionais. Para a coleta de dados utilizou-se questio­nário semiestruturado, grupo focal e entrevista semiestruturada. O estudo demonstrou que a aprendizagem da docência envolveu a aquisição de saberes por meio da própria experiência em detrimento daqueles adquiridos com a colaboração de professores mais experientes em cursos de formação inicial e continuada ou pela troca de experiências, apontando para uma supervalorização da própria experiência.

Biografía del autor/a

Célia Regina de Carvalho, UFMS, Campus de Naviraí, MS

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí, MS.

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Citas

BORGES, C, M. F. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.

______. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. São Paulo: JM Editora, 2004. 320p.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, p. 9-27, 1998.

GARCÌA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p 53-76.

GAUTHIER, C (org.). Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí-RS: Unijuí, 1998.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 129-150.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 119 p.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

______. Formação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999. 272 p.

______. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo: Abril Cultural, n. 142, maio 2001.

PACHECO, J. A; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999. 221p.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-79.

______. De professores, pesquisa e didática. São Paulo: Papirus, 2002. 144 p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores em face do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Carvalho, C. R. de, & Grigoli, J. A. G. (2013). A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/169

Número

Sección

Artigos