Tecnologias na mediação do trabalho pedagógico: uma nova perspectiva didática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1586

Palavras-chave:

tecnologias e educação, didática, triângulo pedagógico

Resumo

O presente artigo discute a natureza do trabalho pedagógico-didático tecnologicamente mediado, partindo da realidade concreta das práticas educativas prescritas e instaladas nas instituições educacionais brasileiras. Para tal, toma como referência o trabalho remoto adotado pelas escolas em todo o planeta, durante o distanciamento social imposto pela pandemia. O triangulo pedagógico (HOUSSAYE, 2013), modelo de representação da relação ou do processo pedagógico, é tomado como referência, com objetivo de demonstrar que o processo pedagógico pode se configurar de diferentes formas em função das distintas maneiras como se relacionam o professor, o estudante e o conhecimento. Mesmo que seja um elemento importante, a tecnologia não pode ocupar o papel central, sob pena de desvirtuar a própria natureza desta relação. Com base nesta discussão, propomos considerar o trabalho pedagógico-didático tecnologicamente mediado como atividade educativa cuja essência é a formação humana, demandando, assim, uma organização fundada nos elementos que compõem o ato didático, que são os objetivos, o conteúdo, a metodologia e a avaliação. Nesta perspectiva, não haveria uma didática da tecnologia na mediação do trabalho docente ou uma didática particular ao ensino híbrido, ou ainda uma didática específica para a educação a distância.

Biografia do Autor

Joana Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), DEA − Approches Plurielles en Sciences de l'Éducation. Especialização em Informática e Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Graduação em Pedagogia pela UFG. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Líder do Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação (Kadjót).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Peixoto, J. (2022). Tecnologias na mediação do trabalho pedagógico: uma nova perspectiva didática?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 39–60. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1586

Edição

Seção

Dossiê: Que didática para a escola de hoje?