A música como linguagem na educação de infância

Autores/as

  • Patrícia Alves Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, MS
  • Jucimara Silva Rojas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1143

Palabras clave:

1. Educação Infantil, 2. Criança, 3. Música, 4. Linguagem, 5. Saberes.

Resumen

Este trabalho busca mostrar a importância da música como linguagem na aprendizagem da criança na escola, evidenciando que a ausência de instrumentos musicais e a não formação dos educadores em música, não influencia no agir pedagógico musicalizado. Contextualiza nos jogos e brincadeiras, o papel que a música desempenha no desenvolvimento histórico do ser humano, contribuindo para a formação biológica, afetiva, social, cognitiva e cultural. Partimos dos momentos que alicerçam para a história da música como ilustração, para contextualizar o tema. Enfatizamos teóricos como Merleau-Ponty, Wallon, Vigotsky, em momentos que perpassam desde a percepção fenomenológica do Ser, passando por sua socialização, mediação interdisciplinar, até a ludicidade, com efeitos de sentido. O movimento, o pensamento e o sentimento, partes da vida; o ritmo, a harmonia e a melodia, aspectos constitutivos da música, fazem a metáfora significativa desta escrita. Mostramos que a música pode fazer parte do agir pedagógico infantil como linguagem interativa, por meio de materiais alternativos ou o próprio corpo emitindo sons e construindo ritmos, com ações de educadores de infância, que compreendem a utilização da música como vivência e expressividade, sentimento, exercício de autonomia e ludicidade, permitindo a socialização, afetividade, aprendizagem e coordenação motora da criança.

Biografía del autor/a

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, MS

É licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), possui mestrado (2005) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma Universidade. Atua em formação docente universitária e práticas pedagógicas para educação infantil e educação especial: didática e ludicidade. Educadora desde 1995 até os dias atuais. 

Jucimara Silva Rojas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, MS

Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professora Titular, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1974),. Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) .Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós- Doutorado pela Universidade de Aveiro -Portugal em Formação, Desenvolvimento Humano e Ludicidade em Educação de Infância (2004). Atualmente como Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com experiência na área de Educação, ênfase em Educação,Formação Lúdica, Cultura e Prática Docente Interdisciplinar, atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Interdisciplinaridade, Filosofia da Infância , Cultura e Linguagem Simbólica,Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Infância, Formação,Prática Docente e Ludicidade Infantil em ações de efetividade teórica e prática.. 

Citas

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A Emoção na sala de aula. 2ª edição São Paulo: Papirus, 2001.

ÀRIES, Phillippe. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

ASSMAN, Hugo. Reencantar a Educação. Rumo à sociedade aprendente. 5ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CAMARGO, Maria Lígia Marcondes de. Música/movimento: um universo em duas dimensões. Editora Vila Rica, 1994.

CARNEIRO, Maria Ângela Barbato. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: Editora Moderna, 2001.

CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.

DAMÀSIO, António. Ao encontro de Espinosa. As emoções sociais e a neurologia do sentir. Portugal: Editora Publicações Europa-América, 2003.

FERRAZ, Maria H. C. de Toledo e FUSARI, Maria F. de Rezende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

FIORI, Ernani Maria. Educação e conscientização. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1986.

FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986.

GAINZA, Violeta H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus,1988.

GIRADE, Halim. Relatório do Seminário realizado em Campo Grande, MS, maio, 2002 – do Projeto Crescendo em Família. Palestra proferida durante o seminário, pelo médico Halim Girade, consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Editora Papirus, 1994.

HELLER, Agnes. Teoria de los sientimientos. México: Editora Fontamara, 1989.

LEWIS, Alaric. Terapia da Música. 2ª ed. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

MERLEAU - PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1971.

_________________________. O filósofo e sua sombra. São Paulo: Editora Abril, 1975. In: Textos Escolhidos Os pensadores V.XLI.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

ROJAS, Jucimara. Interdisciplinaridade na ação didática. Momentos de arte/magia do ser professor. Campo Grande: Editora UFMS, 2004.

SHORE, Rima. Repensando o Cérebro: Novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Porto Alegre: Ed. Mercado Aberto, 2000.

TAME, David. O poder oculto da música. São Paulo: Cultrix, 1984.

VYGOTSKY, L. - A formação social da mente. São Paulo : Martins Fontes, 1987.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Vega, 1979.

Publicado

2018-11-09

Cómo citar

Carvalho, P. A., & Rojas, J. S. (2018). A música como linguagem na educação de infância. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 119–142. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1143

Número

Sección

Dossiê