Primeiro o primário: a educação elementar no Brasil, no ideário de Anísio Teixeira
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(10)Keywords:
Educação básica. Escola-Parque. Educação integral. Escola pública.Abstract
Este artigo traz um percurso histórico-conceitual das ideias e atividades de Anísio Teixeira sobre a educação elementar. Com seu grande senso de medida, dono de uma cultura diversificada, primava pela forma democrática de administrar. Em meio a muitos problemas e divergências, Anísio Teixeira consegue provar que é possível uma intervenção na escola, se e quando houver seriedade, ética, recursos e vontade política, convergindo para uma real qualificação do ensino. Sua intenção não era propor novos paradigmas; era dar qualificação e autonomia pedagógica ao professor, visando abrir possibilidades ao aluno, conciliando saber intelectual e manual, arte e ciência, costume e racionalidade. Uma escola pública, gratuita e laica, que privilegiasse o ensino básico, primário, que elevasse o nível de sua comunidade, propiciando o direito à educação integral de qualidade para todos, e que, potencialmente, abrisse as portas para a autonomia, o pertencimento e a liberdade.
Palavras-chave: Educação básica; escola-parque; educação integral; escola pública.
References
BOMENY, Helena Maria Bousquet. Os intelectuais da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
D’ARAÚJO, Maria Celia de. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
EBOLI, Terezinha. Uma experiência de educação integral. Brasília: INEP, 1969.
NUNES, Clarice. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: concepção e realização de uma experiência de educação integral no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 22 n. 80, abr. 2009.
ROCHA, M. B. Paradigmas do moderno em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, ago. 1995.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994.
______. Educação não é privilégio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 70, n. 166, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.