Implicações do novo ENEM na perspectiva dos Professores de Matemática do ensino médio

Autores

  • Walderez Soares Melão Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria Tereza Carneiro Soares Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

Esta pesquisa pretende compreender as implicações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) notrabalho do professor de matemática do ensino médio e identificar em que medida essas implicaçõesconduzem o trabalho em sala de aula para acontecer em consonância com a matriz de referência doENEM e em detrimento da matriz curricular do ensino médio. Para isso é necessário levantar questionamentosa respeito da motivação para a realização desses exames, de investigar o rol de influências naelaboração das matrizes que orientam a elaboração das provas e de discutir a quem servem os resultadosnos diversos âmbitos da sociedade. As análises vão acontecer nas fronteiras entre currículos, avaliaçãoem larga escala e formação de professores. No texto final desta pesquisa, pretendemos esboçar umanoção de responsabilidade curricular com relação à matemática escolar.

Biografia do Autor

Walderez Soares Melão, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educaçãoda Universidade Federal do Paraná (UFPR). BolsistaIEPAM-CAPES/INEP/SECAD.

Maria Tereza Carneiro Soares, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Melão, W. S., & Soares, M. T. C. (2013). Implicações do novo ENEM na perspectiva dos Professores de Matemática do ensino médio. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/91

Edição

Seção

Artigos