Currículos da formação docente e práticas de subjetivação

Autores

  • Maria Isabel Edelweiss Bujes Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Resumo

A articulação entre os discursos da formação docente e as práticas pedagógicas da Educação Infantilconstituem o fulcro deste artigo. Situando a educação das crianças como um alvo biopolítico, segundo aperspectiva foucaultiana, examina-se como o movimento pela curricularização da educação da infânciae da formação de professoras vem se associando a uma crescente preocupação com os processos deprodução das subjetividades docentes e infantis. Problematizando as propostas para a educação dainfância de três especialistas europeus e de uma brasileira, discute-se o caráter técnico do Currículo,para identificá-lo como lugar de circulação de discursos que lutam para impor seus significados, forjaridentidades e posicionar os sujeitos ao descrever suas expectativas em relações a eles.

Biografia do Autor

Maria Isabel Edelweiss Bujes, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora no Programade Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEdu/ULBRA).

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Bujes, M. I. E. (2013). Currículos da formação docente e práticas de subjetivação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/88

Edição

Seção

Artigos