As mídias e um ritual cotidiano de leitura
Abstract
Resumo: Este artigo analisa uma atividade de ensino de leitura de texto e análise de imagem realizada em 2014, em uma escola pública de Paris, França, especificamente em uma sala de CM2, que corresponde ao 5º ano da Educação Básica no Brasil. Baseada nos pressupostos da etnografia, a coleta dos dados ocorreu durante observações realizadas no cotidiano escolar, guiadas pelo objetivo de entender a organização de uma escola francesa, e de analisar a presença e a utilização de dispositivos digitais no ensino da língua materna. No decorrer da história das civilizações pode-se constatar um movimento de superação dos suportes de escrita e, em decorrência disso, o surgimento de novas formas de ler e de escrever, que criaram novas competências humanas para pensar o mundo. Nesse contexto, o presente texto analisará uma situação para demonstrar como a rede wifi, disponibilizada no interior da escola, possibilita o livre acesso à internet em cada sala de aula, permite ao professor desenvolver atividades significativas no decorrer de sua jornada de ensino, e coloca os alunos em situação real de leitura.
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