A participação de professores indígenas na implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) no Brasil
Abstract
Essa pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), busca analisar em que medida a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída através do Decreto Presidencial nº 7.747/2012, vem sendo implementada nas terras indígenas no Brasil, contribuindo com a proteção dos territórios de reconhecido valor cultural e ambiental, face às mudanças decorrentes da política de ocupação do solo no Brasil. Um dos focos dessa análise se dá junto aos professores indígenas alunos na Faculdade Indígena Intercultural da UNEMAT, Campus de Barra do Bugres–MT. A metodologia utilizada para levantamento e análise dos dados envolveu procedimentos e técnicas de pesquisa quali-quantitativa, através da pesquisa exploratória e de análise documental. Como resultado parcial, percebe-se que os professores indígenas reconhecem a PNGATI como um instrumento importante para a gestão territorial de suas áreas, contudo verifica-se a necessidade de maior participação destes na implementação dessa política, pois a participação efetiva dos povos indígenas é essencial para que os objetivos propostos na PNGATI sejam cumpridos.
Palavras-chave
Áreas indígenas. Professores indígenas. Gestão territorial e ambiental.
References
ARRUDA, R. Desafios da gestão territorial indígena. In: Operação Amazônia Nativa. Relatório de atividades de 2010.z
BRASIL. Código Florestal Brasileiro. Lei n. 12.651, de 25 de maio de 2012a.
______. Ministério do Meio Ambiente. Salvaguardas para REDD +. Nota Informativa n. 2, ago. 2012b.
______. Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI. Decreto Presidencial n. 7.747 de 5 de junho de 2012c.
______. Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Plano Plurianual 2012-2015. 2011.
______. Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena. 2013. Disponível em: <https://intranet.funai.gov.br/publicacoes/GATI/DocumentoInformativoV-9.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
JACOBI, P. Meio ambiente e redes sociais: dimensões intersetoriais e complexidade na articulação de práticas coletivas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 131-58, nov./dez. 2000.
LIMA, A.; FANZERES, A.; ALMEIDA, J. (Orgs.). Jeitos de fazer: experiências metodológicas para a elaboração de planos de gestão territorial em terras indígenas. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2012. 52 p.
LUCIANO, G. S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. 224 p. (Coleção Educação para Todos, v. 12).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 975p.
MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2006. 179p. (Série pesquisa, v. 15).
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
MOUTINHO, P.; STELLA, O.; LIMA, A.; CHRISTOVAM, M.; ALENCAR, A.; CASTRO, I.; NEPSTAD, D. REDD no Brasil: um enfoque amazônico: fundamentos, critérios e estruturas institucionais para um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – REDD. 3. ed. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011.
OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo. São Paulo: UNESP/Paralelo, 1998.
OPERAÇÃO AMAZÔNIA NATIVA – OPAN. O compromisso da implementação. OPAN notícias (revista eletrônica). Disponível em: <http://amazonianativa.org.br/materias.php?id=123&subcategoriaId=2&id=171&>. Acesso em: 3 ago.2013.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT. Convenção n. 169 sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente à ação da OIT. Brasília: OIT, 2011.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. Catalisação da contribuição das terras indígenas para a conservação dos ecossistemas florestais brasileiros. 2011.
SILVA, M. J.; SATO, M. T. Territórios em tensão: O mapeamento dos conflitos socioambientais do Estado de Mato Grosso – Brasil. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1-28, jan./abr. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.