Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.528Abstract
A temática das diferenças culturais e sua conjugação com o processo educacional em perspectiva de interculturalidade está tendo presença mais freqüente no cenário da educação.Normalmente é apresentada de forma a sensibilizar para a riqueza das diferenças étnicas, como expressão da caminhada histórica dos diversos grupos, realçando-se os aspectos positivos vinculados com a possibilidade de um diálogo intercultural. E a escola, tendo desempenhado historicamente uma função homogeneizadora, começa a ser vista como um espaço favorável para se articular iniciativas na perspectiva da interculturalidade. De fato, vejo que este pode ser um caminho promissor. No entanto, é fundamental que nos perguntemos sobre a concepção de etnicidade e de identidade que se veicula. Desenvolvo a reflexão a partir de autores que apontam para a desubstancialização da categoria de etnia, de identidade e para o descentramento da subjetividade, facultando, assim, realçar na análise mais o processo e a trama histórica na qual os grupos étnicos foram se constituindo em dinâmica permeada pelas relações de poder.
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