Práticas docentes e enfrentamentos: de um modelo de intervenção a um modelo de cuidado

Authors

  • Márcio Luis Costa UCDB
  • Anita Guazzelli Bernardes UCDB

Abstract

O texto reflete sobre o tema do cuidado nas práticas docentes, focando desafios que esse tipo de tema sugere ao cotidiano universitário. Cuidado e práticas docentes são considerados linhas passíveis de avizinharem-se em uma composição momentânea, cuja análise sugere possibilidade de reinvenção das práticas docentes a partir do cuidado e da alteridade. Isso implica demandas de uma estética da existência em que se tenha coragem de transformar-se lentamente e uma sensibilidade à provocação em relação ao fazer viver potências performáticas e ao denunciar/romper axiomas estáticos. Essa coragem traduz-se em ser capaz de viver a vida e experienciar a existência como espaço de manifestação intolerável da verdade, em que verdade desmascara a incapacidade da pretensão de fazer do outro o projeto que se tem para ele e desvela a sempre aberta possibilidade de viver outro projeto.

 

Author Biographies

Márcio Luis Costa, UCDB

Doutor em Filosofia pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Nacional Autónoma de México. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Editor da Revista Psicologia e Saúde, UCDB.

Anita Guazzelli Bernardes, UCDB

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

References

COSTA, Márcio Luis. Lévinas: subjetividad, intersubjetividad y ética. Bogotá: Editorial Buenaventuriana, 2009.

DANTE, Alighieri. A divina comédia. São Paulo: Editora 34, 1998.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 2003.

DESCARTES, Renatus. Meditationum de prima philosophia, in quibus dei existentia & animae a corpore distinctio, demonstrantur. In: ______. Oeuvres de Descartes VII. Paris: Vrin. 1996.

DUARTE, André. Foucault e as novas figuras da biopolítica: o fascismo contemporâneo. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs). Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUSSEL, Henrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

______. História da sexualidade III. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

______. Hermeneutica del sujeto. Madrid: Las Ediciones de La Piqueta, 1987.

______. História da sexualidade I. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

______. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREUD, Sigmund. Obras completas. Madrid: Editorail Biblioteca Nueva, 1948.

GROS, Fréderic. A parrhesia em Foucault (1982-1984). In: GROS, Fréderic et al. (Org.) Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de acción comunicativa: Crítica de la razón funcional. Madrid, Taurus: 1992. v. I e II.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo I. Vozes: Petrópolis. 1989.

HINKELAMMERT, Franz. Crítica a la Razón Utópica. San José, Costa Rica: DEI, 1990.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: a formação do homem grego. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LÉVINAS, Emmanuel. Autrement Qu’être ou au-dela de l’essence. Paris: Le Livre de Poche, 1974.

______. Totalité et infini. Essai sur l’extériorité. Paris: Le Livre de Poche, 1971.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Atena, 1960.

______. O banquete. Tradução de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Lisboa: Edições 70, 1991.

WEBER, Max. Economía y sociedad. México: FCE, 1992.

Published

2013-05-27

How to Cite

Costa, M. L., & Bernardes, A. G. (2013). Práticas docentes e enfrentamentos: de um modelo de intervenção a um modelo de cuidado. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/28

Issue

Section

Artigos