A psicologia histórico-cultural na formação do profissional docente
Abstract
O objetivo deste artigo é debater os fundamentos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural e suas contribuições na formação do profissional da educação, a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido num Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Uberaba/MG. Tal como temos entendido e praticado a formação docente, esse processo se dá na unidade constituída pela teoria e prática, mediada pela atividade do outro. Disso decorrem dois pressupostos importantes. O primeiro refere-se à concepção e prática de formação continuada de professores, colocando a participação efetiva do professor como princípio dos processos formativos nos quais está inserido. O segundo se relaciona com a concepção e a prática de pesquisa, que concebem o professor como colaborador, numa relação entre sujeitos.
References
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo. Formação participativa de docentes em serviço. Cabral Editora Universitária 1997.
ANDRÉ, Marli E. D. A. Processo coletivo de construção do saber docente. In: Reunião Anual da Associação Nacional e Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 17. Anais... Caxambu, 1994.
DAVIDOV, V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.
DAVIDOV, V. El aporte de A N. Leontiev al desarollo de la psicologia. In: GOLDER, M. Angustia por la utopía. Buenos Aires: Ateneo Vigotskiano de la Argentina, 2002.
DUARTE, Newton. Ontologia e Historicidade: contribuições a uma reflexão filosófico-ontológica sobre o trabalho educativo. Araraquara, 1997. (Artigo Inédito)
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do Psiquismo. São Paulo: Ed. Moraes, s/d.
______. Actividad, Consciencia, Personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.
______. A. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: Vygotsky, L. (et al.) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
MOLL, L. C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A educação escolar como atividade. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino, 9. Olhando a qualidade de ensino a partir da sala de aula. Anais... Águas de Lindóia: FEUSP, 1998.
MOURA, M. O. O educador matemático na coletividade de formação. Uma experiência com a escola pública. Tese (Livre Docência) – FE/USP, São Paulo, 2000.
PENIN, S. T. S. A Professora e a construção do conhecimento sobre o ensino: algumas mediações. In: Reunião Anual da Associação Nacional e Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 17. Anais... Caxambu, 1994.
SERRÃO, Maria Isabel B. Estudantes de pedagogia e a “atividade de aprendizagem” do ensino em formação. Tese de doutorado – USP, São Paulo, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WERTSCH, J. V. Vygotsky y la formación social de la mente:cognición y desarrollo humano. 1.ed., Barcelona: Paidós, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.