Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade

Authors

  • Aldine Nogueira da Silva Unesp, Marília
  • Eduardo José Manzini Unesp, Marília
  • Débora Deliberato Unesp, Marília

Abstract

O papel do mediador é de suma importância no uso de estratégias de ensino eficazes nas adequações de re­cursos para o reconto de histórias. Dentro desse tema, objetivou-se identificar e analisar as estratégias de me­diação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia ce­rebral. Participaram deste estudo sete sujeitos, sendo três mediadoras e quatro alunos. As sessões das ati­vidades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas para análise. Os resultados indicaram a re­corrência de nove estratégias de mediação que foram abordadas por todas as mediadoras, que as utilizaram satisfatoriamente e de forma aleatória de acordo com o desempenho dos alunos no decorrer do reconto.

Author Biographies

Aldine Nogueira da Silva, Unesp, Marília

Pedagoga Especializada em Educação Especial, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

Eduardo José Manzini, Unesp, Marília

Psicólogo, Mestre em Educação Especial pela UFSCar, Doutor em Psicologia pela USP de São Paulo, Livre-docente em Educação pela Unesp, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, Marília.

Débora Deliberato, Unesp, Marília

Fonoaudióloga, Mestre em Linguística pela USP de São Paulo, Doutora em Ciências Médicas pela Unicamp, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, Marília.

References

CAZAROTTI, M; CAMARGO, E. A. A. Análise da narrativa de um sujeito com Síndrome de Down em situação dialógica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.10, n. 2, p. 175-182, 2004.

CUNHA, A. C. B.; ENUMO, S. R. F.; CANAL, C. P. P. Operacionalização de escala para análise de padrão de mediação materna: um estudo com díades mãe-criança com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.12, n. 3, p. 393-412, 2006.

EATON, J. H.; COLLIS, G. M.; LEWIS, V. A. Evaluative explanations in children’s narratives of a video sequence without dialogue. Journal of Child Language, v. 26, p. 699-720, 1999.

JOHNSON, R. Boardmaker: the P.C.S. libraries on disk. Solana Beach, CA: Mayer Johnson, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.

MOTTA, A. B.; ENUMO, S. R. F.; RODRIGUES, M. M. P.; LEITE, L. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil. Interação em Psicologia, Espírito Santo, v. 10, n. 1, p. 157-167, 2006.

NUNES, L. R. O. P. et al. Narrativas sobre fotos e vídeos e narrativas livres através de sistema gráfico de Comunicação Alternativa. In: NUNES, L. R. O. P. (Org.). Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003. p. 143-169.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PERRONI, M. C. O desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

SAMESHIMA, F. S. Habilidades expressivas de um grupo de alunos não-falantes durante atividades de jogos. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.

SILVA, A. N. Uso de recursos e estratégias de comunicação suplementar e/ou alternativa no processo de construção de histórias de alunos com severos distúrbios de comunicação oral e escrita. 2005. 53f. Relatório de Pesquisa (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.

SILVA, A. P. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação. 2005.179f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.

SORO-CAMATS, E. Uso de ajudas técnicas para a comunicação, o jogo, a mobilidade e o controle do meio: uma abordagem habilitadora. In: ALMIRALL, C. B.; SORO-CAMATS, E.; BULTÓ, C. R. (Org.). Sistemas de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita: princípios teóricos e aplicações. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2003. p. 23-41.

SOTO, G; HARTMANN, E. Analysis of narratives produced by four children who use augmentative and alternative communication. Journal of Communication Disorders, v. 39, p. 456-480, 2006.

SOTO, G.; HARTMANN, E.; WILKINS, D. P. Exploring the elements of narrative that emerge in the interactions between an 8-year-old child who uses an AAC device and her teacher. Augmentative and Alternative Communication, v. 22, n. 4, p. 231-241, 2006.

SOTO, G.; YU, B.; KELSO, J. Effectiveness of multifaceted narrative intervention on the stories told by a 12-year-old girl who uses AAC. Augmentative and Alternative Communication, v. 24, n. 1, p. 76-87, 2008.

VON TETZCHNER, S.; MARTINSEN, H. Words and strategies: Communicating with young children who use aided language. In: VON TETZCHNER, S. E; JENSEN, M. H. (Ed.). Augmentative and alternative communication: European perspectives. London, UK: Whurr, 1996, p. 65-88.

______. Introduction to augmentative and alternative communication, 2. ed. London, UK: Whurr, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. El problema del entorno. The problem of the enviroment in the Vygotsky. Reader, 1994. (Tradução - Universidade de Havana - Cuba).

______. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995. Tomo III.

Published

2013-06-05

How to Cite

Silva, A. N. da, Manzini, E. J., & Deliberato, D. (2013). Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/180

Issue

Section

Artigos