A voluntariedade das ações humanas e a educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(12)Keywords:
História da Educação Medieval, Suma Teológica, Tomás de Aquino.Abstract
Este artigo aborda a relevância da Suma Teológica de Tomás de Aquino (1225-1274) como fonte para o estudo da História da Educação Medieval. O objetivo principal é refletir sobre uma das Questões (q. 6, I-II) da Suma Teológica, intitulada O voluntário e o involuntário, para destacarmos as contribuições do teólogo dominicano para uma compreensão mais abrangente da formação humana. As análises realizadas neste trabalho têm como pressupostos teórico-metodológicos os princípios da História Social, expressos principalmente por Marc Bloch (2001). Assim, estudamos nosso objeto considerando as circunstâncias históricas da sociedade que lhe serviu de atmosfera, de modo que pudemos perceber o compromisso de Tomás de Aquino com os debates fundamentais de sua época. Nesse sentido, destacamos sua atividade como professor em diversas instituições universitárias do Ocidente cristão, da qual a Suma Teológica é resultado direto.
Palavras-chave: História da Educação Medieval; Suma Teológica; Tomás de Aquino.
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