Impactos da formação superior: o curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016113Resumo
Este artigo analisa a inserção socioprofissional do formado no Curso de Administração e a avaliação que faz quanto à formação superior proporcionada pelo curso. Assinala os “pontos fortes” e os “pontos fracos” do curso segundo a visão dos formados e destaca a relevância desse tipo de informação para a gestão acadêmica.
Referências
DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas/Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, mar. 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores IBGE – Principais destaques da evolução do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas abrangidas pela pesquisa, 2003-2013.
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA (FEE). FEE analisa a renda do trabalhador gaúcho. 2015. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/noticias/fee-analisa-renda-trabalhador-gaucho/>.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, jun. 2003.
OLIVEIRA, Vanicléia Pinto de. O profissional administrador: formação superior e emprego – um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação ) – Universidade de Sorocaba, SP.
PINTO, M. R.; SALUME, P. K. Os significados do curso de graduação em administração para jovens alunos trabalhadores. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 32, p. 485-517, jul./set. 2013.
QUADROS, Waldir José de; MAIA, Alexandre Gori. Estrutura sócio ocupacional no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, v. 14, n. 3, p. 443-468, set./dez. 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista/Brasiliense, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.