Impactos da formação superior: o curso de Administração

  • Waldemar Marques
  • Rogério Augusto Profeta
  • Vanicléia Pinto de Oliveira

Resumo

Este artigo analisa a inserção socioprofissional do formado no Curso de Administração e a avaliação que faz quanto à formação superior proporcionada pelo curso. Assinala os “pontos fortes” e os “pontos fracos” do curso segundo a visão dos formados e destaca a relevância desse tipo de informação para a gestão acadêmica.

Referências

DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas/Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, mar. 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores IBGE – Principais destaques da evolução do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas abrangidas pela pesquisa, 2003-2013.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA (FEE). FEE analisa a renda do trabalhador gaúcho. 2015. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/noticias/fee-analisa-renda-trabalhador-gaucho/>.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, jun. 2003.

OLIVEIRA, Vanicléia Pinto de. O profissional administrador: formação superior e emprego – um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação ) – Universidade de Sorocaba, SP.

PINTO, M. R.; SALUME, P. K. Os significados do curso de graduação em administração para jovens alunos trabalhadores. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 32, p. 485-517, jul./set. 2013.

QUADROS, Waldir José de; MAIA, Alexandre Gori. Estrutura sócio ocupacional no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, v. 14, n. 3, p. 443-468, set./dez. 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista/Brasiliense, 1995.

Publicado
2016-04-14
Seção
Artigos