Programa Nacional do Livro Didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de química por professores da rede pública de ensino de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016109Palavras-chave:
Livro Didático, PNLD, Livro Didático de Química.Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual investigou os fatores que influenciaram os professores da rede pública de ensino de Curitiba na escolha do Livro Didático de Química (PNLD/2012). Os dados foram constituídos a partir de documentos acerca do Livro Didático e de aplicação de questionário. Os resultados apontam como principais fatores de influência no processo de escolha a pouca utilização do Guia PNLD, as interferências das editoras e aspectos relacionados à formação do professor.
Referências
AMARAL, Ivan Amorosino do. Os fundamentos do ensino de Ciências e do livro didático. In: FRACALANZA Hilário; MEGID NETO, Jorge (Org). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas, SP: Komedi, 2006.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
BISOGNIN Andrea Guida. O processo de escolha das coleções de Letramento e Alfabetização Linguística do Programa Nacional do Livro Didático. 2010. 154p. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) − Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Apresentação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471-473, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Química: catálogo do Programa Nacional do Livro: PNLEM/2008, Brasília: Ministério da Educação, 2007, 67 p.
_____. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012 Química. Brasília: MEC, 2011.
CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MOL, Gérson de Souza. Livro Didático Inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 7, n. 2, p. 1-13, dez. 2005.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O Mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985 – 2007). 2007. 234p. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) − Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
ECHEVERRIA, Augustina; MELLO, Irene Cristina de; GAUCHE, Ricardo. O Programa Nacional do Livro Didático de Química no Contexto da Educação Brasileira. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, A. V. (Org.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas, SP: Átomo, 2008.
FONSECA, Marília. O financiamento do Banco Mundial à educação brasileira: vinte anos de cooperação internacional. In: WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio (Org.) .O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, 2009.
FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
FREITAG, Bárbara. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1997.
GÉRARD, François-Marie; ROEGIERS, Xavier. Conceber e avaliar manuais escolares. Porto, Portugal: Editora Porto, 1998.
HOFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, Campinas, SP, n. 70, p. 159-170, abr. 2000.
______ .O PNLD e as Políticas Públicas em Educação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL – LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, São Paulo, 2007. Anais e Palestras… São Paulo: FEUSP, 2007. p. 2150, 1 CD-ROM.
KANASHIRO, Cintia Sukusawa. 2008. Livro Didático de Geografía: PNLD, Materialidade e uso na sala de aula. 2008. 189p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) − Universidade de São Paulo, São Paulo.
LAJOLO, Marisa Philbert. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, v. 16, n. 69, p. 3-9,1996.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MANTOVANI, Kátia Paulilo. O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Impactos na qualidade do Ensino Público. 2009. 126p. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) − Universidade de São Paulo, São Paulo.
MIRANDA. Luciana Campos. Alguns aspectos que influenciam a escolha e o uso do livro didático pelos professores das Ciências Naturais na Educação Básica. 2009. 219p. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2011.
MORTIMER Eduardo Fleury. A evolução dos livros didáticos de Química destinados ao Ensino Secundário. Em aberto, Brasília, n. 40, p. 25-41, 1988.
MORTIMER, Eduardo Fleury; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. “Políticas e Práticas de Livros Didáticos de Química: o processo de constituição da inovação X redundância nos livros didáticos de química de 1833 a 1987”. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (Org.). Educação química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas, SP: Átomo, 2008. p. 279-283.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karina da; CAMPOS, Ana Paula. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, p. 1-11, 2000.
OLIVEIRA, João Batista Araújo, GUIMARÃES, Sônia Dantas Pinto e BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A Política do Livro Didático. São Paulo: Ed. UNICAMP, 1984.
SANTOS, Cibele Mendes Curto dos. O livro didático do ensino fundamental: as escolhas do professor. 2007. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal do Paraná UFPR), Curitiba, PR.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Análise de livros didáticos em Ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização. Educação em Foco, Juiz de Fora, MG, v. 8, n. I, p. 63-78, 2004.
TAGLIANI, Dulce Cassol. O livro didatico de Lingua Portuguesa no contexto escolar: perspectivas de interação. 2009. 196p. Tese (Doutorado em Letras) − Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS.
TOLENTINO- NETO, Luiz Caldeira Brandt de. O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries. 2003. 101p. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade de São Paulo, São Paulo.
ZAMBON, Luciana Bagolin. Seleção e utilização de Livros Didáticos de Física em escolas de Educação Básica. 2012. 285p. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.