A construção de subjetividades nas práticas de disciplinamento: narrativas sobre o cotidiano escolar

Autores

  • Eliete Jussara Nogueira UNISO

Resumo

Este artigo pretende apresentar narrativas sobre o cotidiano escolar, com objetivo de identificar dispositivos de poder. Assim como o disciplinamento dos alunos e a constituição de subjetividades socialmente determinadas. Por meio da prática, das relações entre professor e aluno, pode-se verificar a materialização da dominação e submissão de crianças, a uma norma estabelecida para simplesmente colocar limites, fazer obedecer. Tal contexto, não propicia a produção de indivíduos autônomos, ou críticos, como estabelece o discurso pedagógico.

Biografia do Autor

Eliete Jussara Nogueira, UNISO

Doutora em Educação (Unicamp). Psicóloga. Professora
do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e
Doutorado) da Uniso

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GALLO, Silvio. Subjetividade, ideologia e educação. Campinas, SP: Alínea, 2009.

GONÇALVES, Maria da Graça Marchinha; BOCK, Ana Mercês Bahia. A dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchinha (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cotez, 2009. p. 116-157.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-86.

MARCELO, Fabiana de Amorim. Sobre os modos de produzir sujeitos e práticas na cultura: o conceito de dispositivo em questão. Currículo sem fronteiras, v. 9, n. 2, p. 226-241, jul./dez. 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. As pedagogias psi e o governo do eu nos regimes neoliberais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petropolis, RJ: Vozes, 1998. p. 7-13.

SKLIAR, Carlos. A questão e a obsessão pelo outro em educação. In: GARCIA, Regina Leite; ZACCUR, Edwiges; GIAMBIAGI, Irene (Orgs.). Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 49-62.

VEIGA NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Nogueira, E. J. (2013). A construção de subjetividades nas práticas de disciplinamento: narrativas sobre o cotidiano escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/94

Edição

Seção

Artigos