Implicações do Novo ENEM em escolas estaduais de Curitiba

Autores

  • Nicole Glock Maceno
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

Discutimos as implicações do Novo ENEM para cinco Escolas Estaduais de Curitiba escolhidas com basenos resultados de suas participações neste exame entre 2005 e 2008. Entrevistamos sete professores deQuímica e aplicamos um questionário a cento e cinquenta e três estudantes do terceiro ano do ensinomédio. Após tabularmos os dados e utilizarmos as contribuições de Moraes e Galiazzi (2007) sobre aAnálise Textual Discursiva para análise das entrevistas, constatamos que as implicações do novo ENEMnas escolas são variadas, porém as ações permanecem isoladas e com ênfase na preparação.

Biografia do Autor

Nicole Glock Maceno

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Bolsista IEPAM – CAPES/INEP/SECAD. Especialista em Psicopegagogia Escolar pela FACIMOD-PR. Licenciada em Química pela UFPR.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre e Doutora em Ciências pela USP. Licenciada em Química pela UFU. Professora da UFPR - Centro Politécnico, Curitiba, PR.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Maceno, N. G., & Guimarães, O. M. (2013). Implicações do Novo ENEM em escolas estaduais de Curitiba. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/92

Edição

Seção

Artigos