O consenso no processo de desenvolvimento de reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada

Autores

  • Rafaela Cristina Bernardo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Aparecida Cecilio Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

O presente artigo visa compreender como se dá o consenso no processo de desenvolvimento das reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada. Nesse sentido, busca-se discutir o conceito dessa agenda, em seguida, compreender como a agenda estabelece o processo de reformas para os países da América Latina, identificando os seus desdobramentos no âmbito das reuniões de Ministros da Educação com ênfase para a II Cúpula das Américas de Santiago no Chile de 1998.

Palavras chave: Reformas educacionais. Agenda globalmente estruturada. Cúpula das Américas.

 

Biografia do Autor

Rafaela Cristina Bernardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Especialista em Gestão e Planejamento de Projetos Sociais pelo Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR), Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maria Aparecida Cecilio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília), lotada na Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Teoria e Prática em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE).

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Bernardo, R. C., & Cecilio, M. A. (2015). O consenso no processo de desenvolvimento de reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 271–287. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/843

Edição

Seção

Artigos