O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial

Autores

  • Silvia Maria Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida durante o ano de 2010 e 2011 sobre o trabalho do profissional de apoio em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que possuem sujeitos da Educação Especial matriculados nos municípios de Florianópolis e São José. Investigou-se como a atuação destes profissionais tem sido organizada para o atendimento aos sujeitos da Educação Especial nas classes comuns. A partir desta pesquisa, foram evidenciadas as problemáticas existentes neste cargo que agregadas, constituem elementos de um processo de precarização e intensificação do trabalho docente e demonstram, de forma explícita, o modelo de inclusão escolar que está sendo difundido nas políticas nacionais para Educação Especial.

Palavras-chave: Profissional de apoio. Trabalho docente. Educação especial.

Biografia do Autor

Silvia Maria Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Educação pela mesma universidade.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Martins, S. M. (2014). O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 227–246. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763

Edição

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Artigos