O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial

Authors

  • Silvia Maria Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763

Abstract

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida durante o ano de 2010 e 2011 sobre o trabalho do profissional de apoio em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que possuem sujeitos da Educação Especial matriculados nos municípios de Florianópolis e São José. Investigou-se como a atuação destes profissionais tem sido organizada para o atendimento aos sujeitos da Educação Especial nas classes comuns. A partir desta pesquisa, foram evidenciadas as problemáticas existentes neste cargo que agregadas, constituem elementos de um processo de precarização e intensificação do trabalho docente e demonstram, de forma explícita, o modelo de inclusão escolar que está sendo difundido nas políticas nacionais para Educação Especial.

Palavras-chave: Profissional de apoio. Trabalho docente. Educação especial.

Author Biography

Silvia Maria Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Educação pela mesma universidade.

References

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial 2000/2001. Luta contra a pobreza. Panorama geral. Washington, 2000.

BRASIL. MEC/SEESP. 7 de janeiro de 2008. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: <http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf>.

______. Resolução CNE/CEB n. 4, de 13 de julho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2010.

______. SEESP/ GAB. Nota Técnica n. 19, de 8 de setembro de 2010, destinado aos profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede públicas de ensino. Disponível em: <http://www.mp.ba.gov.br/atuacao/infancia/educacao/especial>. Acesso em: 11 maio 2011.

______. DECRETO 7.611/2011, de 17 de novembro de 2011, que Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 20 out. 2012.

______. CNE. CEB. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2010.

FLORIANÓPOLIS. Edital n. 001/2009. Concurso público do magistério. Disponível em: <http://www.fepese.ufsc.br/index.php?opti=67>. Acesso em: 10 mar. 2010.

______. Edital Nº 003/2009. Processo seletivo de substitutos. Disponível em: <http://www.fepese.ufsc.br/index.php?opti=67>. Acesso em: 10 mar. 2010.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. Documento orientador de educação Especial na rede de ensino de Florianópolis. Florianópolis, 2007.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Políticas Públicas de Inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – PPGE/CED/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/ Censo Escolar/ 2009. Matrícula inicial de alunos das redes municipais de ensino. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula>. Acesso em: 8 mar. 2010.

Instituto Brasileiro Geografia e Estatística – IBGE. Ensino, matrícula, docentes e rede escolar – 2009. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 8 mar. 2010.

MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

MICHELS, Maria Helena et al. A articulação entre serviço especializado e classe comum: a organização curricular frente a um modelo inclusivo. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL – ANPEd Sul, 8., 2010, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: ANPEd Sul, 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; GONÇALVES, Gustavo Bruno B.; MELO, Savana D.; FARDIN, Vinicius; MILL, Daniel. Transformações na organização do processo de trabalho docente e o sofrimento do professor. s/d Disponível em: <http://www.redeestrado.org>. Acesso em: 8 jun. 2011.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação: necessidades educacionais especiais. Salamanca, Espanha, 1994.

______. Declaração mundial de educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.

RANSON, S. The new learning for inclusion and capability: towards community governance in the education action zones. OCDE, 2001.

SÃO JOSÉ. Edital n. 008/2009. Processo seletivo público. Disponível em: <http://www.fepese.ufsc.br/index.php?opti=67>. Acesso em: 10 mar. 2010.

SHIROMA, Eneida Oto. Política de profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio, Campo Grande, v. 9, n. 17, p. 64-83, 2003. Disponível em: <http://www.gepeto.ced.ufsc.br/det_referencia.php>. Acesso em: 30 set. 2010.

Published

2014-07-01

How to Cite

Martins, S. M. (2014). O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 227–246. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763

Issue

Section

Artigos