Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível

Autores

  • Adir Casaro Nascimento Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.754

Resumo

.

Biografia do Autor

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação/UCDB.

Referências

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BACKES, J. L.; NASCIMENTO, A. C. Aprender a ouvir as vozes dos que vivem nas fronteiras étnico-culturais e da exclusão: um exercício cotidiano e decolonial. Revista Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 31, p. 25-34, jan./jun. 2011.

BENITES, Eliel. OGUATA PYAHU (uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da Aldeia Te´Yikue. 2014. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, MS, 2014.

CANDAU, Vera Maria (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

CUSICANQUI, S. R.; SOUZA SANTOS, B. de. Sobre a busca por “un outro mundo posible”. [s.d.]. Conversa del Mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xjgHfSrLnpU>. Acesso em: 12 mar. 2014.

ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

GRÜMBERG, George. Las experiencias con una maestria en Antropologia social en un contexto multiétnico y con una amplia participación indígena: MAS de URACCAN, Bilwi, Región Autónomas del Atlántico Norte (RAAN), Nicarágua. Revista Tellus, Campo Grande, MS, ano 5, n. 8/9, p. 73-78, 2005.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

LÁZARO, A. A questão indígena. In: AGUILERA URQUIZA, A. H.; NASCIMENTO, A. C. Rede de Saberes: políticas de ação afirmativa no ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA, UERJ, LPP, 2013.

MATO, Daniel. Monocultural universities offer very few possibilities of integrating teaching personnel and research within the community. In: Bulletin IESALC Reports On Righer Education, n. 201, p. 01-07, jan. 2010. Disponível em: <http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=1474:entrevista>. Acesso em: 20 jul. 2012.

NASCIMENTO, A. C.; BRAND. A. J.; AGUILERAURQUIZA, A. H. Acadêmicos. Indígenas em Mato Grosso do Sul: negociação entre saberes para a construção da autonomia. In: SISS, A.; MONTEIRO, A.; DUPRET, L. (Org.). Educação e debates etnicorraciais. Rio de Janeiro, RJ: Quartet/EDUR, 2011.

OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 15-40, abr. 2010.

PAVAN, R.; LOPES, M. C. L. P.; BACKES, J. L. A construção de um diálogo intercultural com indígenas por meio da pesquisa-ação não convencional. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 36, n. 1, p. 163-173, jan./jun. 2014.

PEREIRA, L. M. Contribuições de Antonio Brand para a história indígena, para o indigenismo e para a consolidação das instituições de pesquisa em Mato Grosso do Sul. Revista Tellus, Campo Grande, MS, ano 12, n. 23, p. 235-241, jul./dez. 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

WALSH, Catherine. Interculturalidade, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CADAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

______. Estudos (inter)culturais na chave descolonial. Tabula Rasa, Bogotá, Colômbia, n. 12, p. 209-227, Enero/Junio, 2010.

­­­­­­­______. Interculturalid y (de)colonialidad: Perspetivas críticas y políticas.Visão Global, Joaçaba, SC, v. 15, n. 1-2, p. 23-36, jan./dez. 2012.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Nascimento, A. C. (2014). Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 33–46. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.754

Edição

Seção

Dossiê