Notas sobre a concepção de aprendizagem veiculada no manual didático de Psicologia Educacional de Afro do Amaral Fontoura

Autores

  • Fátima Cristina Lucas de Souza UEM
  • Renata de Almeida Vieira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, foi elaborado com base em estudo acerca da constituição da primeira Escola Normal do município de Maringá, PR. Traz como tema a concepção de aprendizagem vigente no manual Psicologia Educacional 2a e 3a partes: Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Diferencial de autoria de Afro do Amaral Fontoura, educador de significativa influência na Escola Normal maringaense nos anos 50 e 60 do século XX. Tem como objetivo sistematizar e analisar a concepção de aprendizagem presente no referido manual, empregado na formação de normalistas. Um dos resultados obtidos expressa uma concepção de aprendizagem centrada tanto na pessoa, em seu organismo, quanto no meio e no método. A investigação realizada evidencia a contribuição do estudo dos manuais produzidos por Afro do Amaral Fontoura para análise histórica da formação de professores.

Biografia do Autor

Fátima Cristina Lucas de Souza, UEM

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Renata de Almeida Vieira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Souza, F. C. L. de, & Vieira, R. de A. (2013). Notas sobre a concepção de aprendizagem veiculada no manual didático de Psicologia Educacional de Afro do Amaral Fontoura. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/70

Edição

Seção

Artigos