Ensino de História Militar na Academia da Força Aérea: fundamentos e concepção de ensino aplicados

Autores

  • Tania Regina Pires de Godoy Torres de Oliveira

Resumo

Este artigo apresenta a prática de ensino de História Militar na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), na qual sou docente. Abordaremos a base que orienta a elaboração dos programas de matérias existentes na Academia da Força Aérea Brasileira, e as condições objetivas impostas pela realidade de uma base militar no processo educativo, realçando os objetivos da prática pedagógica castrense[i] na formação de um ideário junto à liderança da Força, ideário este que representa a transmissão dos valores da instituição militar como um todo, das ações e formas de conceber o mundo e sua prática profissional por parte dos militares. Além disso, será apresentado o vínculo do processo educativo ao sucesso adquirido nas avaliações, que afetam diretamente a carreira do profissional militar em sua classificação, o que torna o estudo, por parte dos cadetes, uma prática pragmática que visa, basicamente, sucesso nas provas e não, necessariamente, o aprendizado.


[i] O termo “castrense” é definido como aquele próprio do estado e da profissão militar. É tudo concernente ao Exército. De Torres, Guillermo C.. Diccionario Militar, Tomo I, p. 749.

Referências

ALCÂNTARA, Alzira; DAVIES, Nicolas. Currículo de História: apenas uma questão historiográfica ou pedagógica mais ampla? In: II Encontro Perspectivas do Ensino de História. Anais... São Paulo, 1997, p. 167-175.

BASSO, Itacy Salgado. As concepções de História como mediadoras da prática pedagógica do professor de História. In: DAVIES, Nicolas (org.). Para além dos conteúdos no Ensino de História. Niterói-RJ: EdUFF, 2000, p. 45-59.

BONALUME NETO, Ricardo. Formação de oficiais no país é deficiente, diz historiador. Folha de São Paulo, 16 de agosto de 1999, Entrevista da 2ª.

BRASIL. Plano de unidades didáticas da Academia da Força Aérea (MMA 37-4) - História Militar. Brasília-DF: DEPENS, 1997.

_____. Plano setorial de ensino (DMA 37-9). Programa de cursos e estágios de formação e de carreira para o corpo de oficiais da Força Aérea Brasileira. Brasília-DF: DEPENS, V. II, 1997.

_____. Plano de trabalho escolar: aula expositiva. Rio de Janeiro: CIEAR, 1992, p. 5-1 a 5-8.

_____. Objetivos educacionais. Curso de prática de ensino – CPE. Rio de Janeiro: CIEAR, 1998, p.14-1 a 14-9.

_____. Elaboração de planos de trabalho escolar – IMA 37-91. Rio de Janeiro: CIEAR, 05/set/1988.

_____. Apostila de História Militar - HMI-1. Pirassununga-SP: AFA, 2000.

CARR, E. H.. Que é a História? Trad. Ana Maria P. D. da Rocha. Lisboa: Gradiva Ed., 1986 (Coleção Construir o passado, vol. 1).

CASTRO, Celso. O Espírito Militar. Um estudo de Antropologia Social na Academia Militar das Agulhas Negras. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

DE TORRES, Guillermo Cabanellas. Diccionario Militar: Aeronáutico, Naval Y Terrestre, Tomo I. Buenos Aires: Bibliográfica Omeba, 1961.

DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. Anísio S. Teixeira. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 107-191. (Os Pensadores).

JAMES, William. Pragmatismo e outros textos. Trad. Jorge Caetano da Silva e Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).

LE GOFF, Jacques. A História Nova. Trad. Eduardo Brandão. 4ª ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LEIRNER, Piero de C.. Meia Volta Volver – um estudo antropológico sobre a hierarquia militar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1997.

LIBÂNEO, C.. Democratização da Escola Pública – A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

MICELI, Paulo C.. ”Por Outras Histórias do Brasil”. In: PINSKY, Jaime (org.). O Ensino de História e a Criação do Fato. São Paulo: Contexto, 1988, p. 31-42.

MOLINA, Olga. “A Escola e o Ato de Estudar”. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, 11 (1/2):93-100, jan./dez. 1985.

NOSELLA, Paolo. “A Pesquisa e a Formação do Espírito Acadêmico”. Saberes. Jaraguá do Sul – SC: 56-61, jan./abr.1999.

PROENÇA JR, Domício, DINIZ, Eugênio e RAZA, Salvador G.. Guia de Estudos de Estratégia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

RAMOS, César Augusto. “Escola e Tecnocracia”. Revista Educação & Sociedade. São Paulo, II (5): 108-122, jan./1980.

SILVA , Marcos Antonio da. História – O prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Como Citar

Oliveira, T. R. P. de G. T. de. (2013). Ensino de História Militar na Academia da Força Aérea: fundamentos e concepção de ensino aplicados. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/563

Edição

Seção

Artigos