Estado moderno, cidadania e educação: breve ensaio sobre o atual processo
Resumo
O artigo, de natureza predominantemente ensaística, aborda as complexas relações que se estabelecem entre o Estado Moderno, a Cidadania e a Educação no quadro atual das relações capitalistas de produção. Metodologicamente o texto se apoia nas posturas teóricas de pesquisa assumidas por Darton e Lefebvre para parametrizar a análise do tema, bem como nas formulações de John Locke em suas obras: Segundo Tratado Sobre o Governo, Ensaio Acerca do Entendimento Humano e Some Thoughts Concerning Education, no que se refere ao período do Liberalismo Clássico. Para analisar o período do macro-acordo social, que assume sua expressão institucional máxima no Estado de Bem Estar Social, o texto se baseia em duas obras de autores nacionais: Privatização do público, destituição da fala e anulação da política: o totalitarismo neoliberal, de Francisco de Oliveira e no livro A Crise Total – a economia política do não, de Lauro Campos. Por fim, o texto se apoia nos trabalhos de Friedrich Hayek, em especial nos livros Camino de servidumbre e The fatal conceit – the errors of socialism, bem como em Milton Friedman em seu Capitalismo e Liberdade, para analisar a atual hegemonia das teorias neoliberais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.