Imaginário social e processo de institucionalização da produção acadêmico-científica sobre a questão do professor

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho
  • Regina Helena Silva Simões

Resumo

Estudos têm sido encaminhados na perspectiva de que a formação, a prática pedagógica e a identidade/profissionalidade docente devam ter como suporte a relação entre o saber teórico e o saber técnico com as vivências e significações sócio-históricas que os agentes escolares estabelecem com o conhecimento científico. O presente estudo enfoca a análise de “fragmentos” do imaginário sociopolítico e pedagógico presentes no discurso de professores atuantes no curso de Pedagogia em confronto com a teorização expressa em periódicos nacionais, na década de 90, sobre: concepção de educação e ciência; formação inicial; formação continuada; prática pedagógica e identidade profissional do professor. A análise do material discursivo obtido, em pesquisa documental e de campo, foi “iluminada” pelas categorias: imaginário social, práxis/poiésis, autonomia e ação política.

Referências

BARBIER, R. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

CARVALHO, J. M.; SIMÕES, R. H. S. A formação do professor, em nível superior, para atuar no ensino básico: construindo pontes entre a teoria, o imaginário social e a prática pedagógica. Relatório Final de Pesquisa. Vitória: DFEOE/PPGE – UFES, 2001.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_____. As encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987a.

_____. As encruzilhadas do labirinto II: domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.

_____. As encruzilhadas do labirinto III: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.

_____. Feito a ser feito: as encruzilhadas do labirinto V. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

CASTORIADIS, C.; TORRES, J.C.B.; ROSENFIELD, L. D. A criação histórica. São Paulo: Artes e Ofício, 1992b.

FERREIRA, N. T.; EIZIRICK, M. F. Educação e imaginário social: revendo a escola. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 5-14, jan./mar. 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2013-11-11

Como Citar

Carvalho, J. M., & Simões, R. H. S. (2013). Imaginário social e processo de institucionalização da produção acadêmico-científica sobre a questão do professor. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/548

Edição

Seção

Dossiê