A Recente Produção Científica sobre o Educação Médica no Brasil (1990-2001)
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento preliminar da produção científica sobre Educação Médica no Brasil, destacando as temáticas focalizadas, a distribuição temporal da produção e os diferentes tipos de textos publicados. Tem-se como fonte de estudo a Revista Brasileira de Educação Médica, periódico que desempenha papel relevante no processo de socialização de debates e produções neste campo da educação superior brasileira.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. www.abem-educmed.org.br (Acesso em 31 de outubro de 2003)
BATISTA, Nildo Alves e SILVA, Sylvia Helena Souza da. O Professor de Medicina. São Paulo: Loyola, 1998.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 4, de 7 de Novembro de 2001.
CATANI, Afrânio M.; MACEDO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis e SQUISSARDI, Waldemar, Políticas públicas da educação superior. IN: MOROSINI, Marília C. (org.) Educação Superior em Periódicos nacionais (1968-1995). Brasília, DF: MEC/INEP/Comped, 2001.
FEUERWERKER, L. C. M. e MARSIGLIA, R. Estratégias para Mudanças na Formação de Recursos Humanos com base nas Experiências IDA/UNI. Divulgação em Saúde para Debate, n.12, jul. 1996.
MARCONDES, Eduardo e GONÇALVES, Ernesto Lima. Educação Médica. São Paulo: Savier, 1998.
PICCINI, Roberto Xavier, FACCHINI, Luis A. e SANTOS, Rogério C. (org.). Preparando a Transformação da Educação Médica Brasileira. Pelotas: UFPEL, 2000.
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. ABEM, Rio de Janeiro, 1990 – 2001.
UNIVERSITAS – A produção científica sobre educação superior no Brasil: 1968-2000 – Projeto Integrado. Porto Alegre: 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.