O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como política de avaliação externa: os reflexos nas escolas de Campo Grande, MS

Autores

  • Edilma Mota Rodrigues Sampaio
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira UCDB

Resumo

O presente trabalho caracteriza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado no período de 1998 a 2008, e o “novo Enem”, implantado em 2009, identificando as mudanças e reformulações ocorridas no processo de avaliação durante esse período, nos âmbitos social e pedagógico. O trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de escolas públicas e particulares no ENEM, nos anos 2008 e 2009, na cidade de Campo Grande, MS, as quais oferecem o ensino médio regular, especialmente as que obtiveram a nota geral, acima da média. Para tanto, a pesquisa aponta o desempenho das escolas no ano de 2008 e 2009, atentando para as possíveis influências no desempenho das instituições educativas, levando em consideração as mudanças ocorridas no novo formato do Exame. A análise preliminar dos resultados aponta que as reformulações no ENEM possibilitaram uma maior inclusão das escolas no grupo com nota geral acima da média, principalmente as escolas públicas, fato que precisa ser mais bem investigado.

Biografia do Autor

Edilma Mota Rodrigues Sampaio

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, Universidade Católica Dom Bosco

Leny Rodrigues Martins Teixeira, UCDB

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, Universidade Católica Dom Bosco

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Sampaio, E. M. R., & Teixeira, L. R. M. (2013). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como política de avaliação externa: os reflexos nas escolas de Campo Grande, MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/51

Edição

Seção

Artigos