Da(r) vida à formação, da(r) formação à vida

Autores

  • Elaine Sampaio Araújo Universidade de São Paulo/RP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.491

Resumo

Este trabalho trata da formação docente a partir da história de vida do educador. A questão será desenvolvida sob o aspecto do método (auto)biográfico, considerando a obra A Língua absolvida - História de uma juventude, do literato Elias Canetti. A opção em trabalhar com o texto autobiográfico de Canetti, não se deve apenas à excelência de sua escrita, à sua representatividade na literatura, mas, também, às possibilidades de utilizá-lo na formação dos profissionais em educação. A intenção é de que a leitura do autor, pelos professores, constitua-se como uma atividade desencadeadora da necessidade de recompor e ressignificar
a trajetória de vida profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Elaine Sampaio Araújo, Universidade de São Paulo/RP.

Doutora em Educação pela FEUSP, professora do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade de
Uberaba e professora do curso de Pedagogia da Universidade
de São Paulo/RP.

Referências

ADES, C. Múltipla Memória. Psicologia - USP, v. 4, números 1/2, 1993.

BUENO, B.; SOUSA, C.P.; CATANI, D.B.; SOUZA, M.C.C.C. Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre formação de professores. Psicologia - USP, v. 4, números 1/2, 1993.

CANETTI, E. A língua absolvida - história de uma juventude. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns de seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Departamenti de Recursos Humanos da Saúde - Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional. 1988.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método auto biográfico. In: NÓVOA, A.; FERRO, M. A história vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

JOSSO, C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; THOMPSON, P. A voz do passado - história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Araújo, E. S. (2013). Da(r) vida à formação, da(r) formação à vida. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.491

Edição

Seção

Artigos