O fórum de discussão como espaço de pesquisa para análise de questões curriculares Stella Cecília

Autores

  • Stella Cecília Duarte Segereinch UCP

Resumo

O foco deste trabalho refere-se à utilização do fórum como espaço de pesquisa: (a) na interação professoraluno e aluno-aluno em um curso de EAD; e, (b) na discussão de especialistas de EAD sobre questões ligadas à área. Inicialmente, são apresentadas intervenções feitas em 15 grupos de interesse, criados em disciplina de Mestrado, em 2003, demonstrando que estes registros retratam com precisão a interação assincrônica estabelecida entre seus atores e permitem levantar evidências, com base em categorias teóricas pré-estabelecidas. Em relação à lista de discussão, tomou-se como exemplo 697 depoimentos da Lista de la Cátedra UNESCO de EAD, que, categorizados, vêm sendo utilizados como elemento gerador de novas questões.

Biografia do Autor

Stella Cecília Duarte Segereinch, UCP

Doutora em Educação (UFRJ). Professora titular do Mestrado
em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Referências

BAUER, M.W.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 39-63.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas-SP: Papirus, 2003.

MASETTO, M.T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000. p.133-173.

PALLOFF, R.M.; PRANT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RINAUDO, M.C.; CHIECHER, A.; DONOLO, D. Las listas de distribución como espacios de interacción entre tutores y alumnos. RED. Revista de Educación a Distancia, Murcia/Espanha, Num. 2, 1 de enero de 2002. Disponibilizado em http://www.um.es/ead/red/.Acessado em: 09/02/02.

SEGENREICH, S.C.D. A inserção da EAD no Ensino Superior: possibilidades e questões (projeto de pesquisa). Rio de Janeiro: UCP, mar. 2003a.

_____. Educação a distância 2003.2. Disciplina ministrada no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis – UCP. (Documentos do Curso), 2003b.

SEGENREICH, S.C.D.; LEITE, K.C. Aprendizagem colaborativa on line em mestrado acadêmico presencial: um estranho no ninho? (texto encaminhado para congresso). Petrópolis-RJ: UCP, 2004.

SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 51-73.

ZAPATA ROS, M. Sistemas de educación a distancia a través de redes. Unos rasgos para La propuesta de evaluación de la calidad. In: Revista de Educación a Distancia (publicação digital), Murcia, Espanha, ano II, n. 9, 2003, 18p. Disponibilizado em: www.um.es/ead/red.Acessado em 20/11/2003.

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

Segereinch, S. C. D. (2013). O fórum de discussão como espaço de pesquisa para análise de questões curriculares Stella Cecília. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/455

Edição

Seção

Dossiê