Estado Romano e instituições escolares

  • José Joaquim Pereira Melo UEM.

Resumo

Objetivou-se com o presente trabalho fazer algumas reflexões acerca das instituições escolares romanas durante a República e o Império. Nas pegadas dessas instituições, discutiu-se, primeiramente, o fenômeno educativo nas esferas familiar e militar, para, em seguida, centralizar a discussão no papel assumido pela “iniciativa privada” nesse processo, o qual se deu em três níveis: elementar, médio e superior que, influen­ciados pela educação grega, tiveram a mesma estrutura, programas e métodos. Ainda marcando os seus limites, o Estado esteve presente nos seus quadros formativos, quer para controlá-los quer para adaptá-los às suas necessidades práticas e imediatas. Quando o Estado assumiu a educação como encargo público, essa ação se configurou mais como uma estratégia propagandística do que uma política pública.

Biografia do Autor

José Joaquim Pereira Melo, UEM.
Doutor em História pela UNESP – Assis. Prof. do Depto. de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Referências

ABBAGNANO, Nicola; VISALBERGHI, Aldo. Historia de la pedagogia. México: Fondo de Cultura Económica, 1969.
APULEYO. Florida. Madrid, Gredos, 1980.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CÍCERO, Marco Túlio. Da República. São Paulo: Abril Cultural, 1980. Coleção Os Pensadores.
FONTÁN, Antonio. Artes ad humanitatem. Ideales del hombre y de la cultura en tiempos de Cicerón. Pamplona: Publicaciones del Estudio General de Navarra, 1957.
GAL, Roger. História de la educación. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1968. 19.
GUILLEMIN, Anne-Marie. La culture de Pline le Jeune. Paris, 1946.
MARROU, Henri–Irénée. Historia de la educación en la Antiguedad. Buenos Aires: Eudeba, 1970.
PEREIRA, Maria Helena Rocha. Estudos de História da cultura clássica. Cultura romana. v. II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbendian, 2002.
PLUTARCO ‘Marco Catón’. Vidas paralelas. Barcelona: Vegana, 1962.
PONCE, Anibal. Educação e luta de classe. São Paul: Cortez Editora, 1991.
REDONDO, Emilio, LASPALAS, Javier. Historia de la educación: Edad Antigua. Madrid: Dykinson, 1997.
VIEIRA, Mara Rodrigues. Educação na Roma antiga. Calíope. Presença clássica, Rio de Janeiro: UFRJ, v. 1, p. 103-9, jul./dez., 1984.

Publicado
2013-06-18
Seção
Dossiê