A utilização dos mapas conceituais para analisar mudanças em concepções de professores partici­pan­tes de um processo de formação em geometria

Autores

  • Ana Lúcia Manrique Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.302

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado com professores de Matemática da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, cujo objetivo consiste em compreender as mudanças de concepções ocorridas nos professores ao participarem de um processo de formação em Geometria. Os instrumentos para coleta de dados foram, principalmente, entrevistas e mapas conceituais. A técnica dos mapas conceituais mostrou-se propícia para explicitar concepções, emoções e conceitos e representá-los, facilitando a distinção entre o objetivo e o subjetivo, bem como propiciando a diferenciação de idéias, ações e imagens no amálgama dos pensamentos. Além disso, na elaboração dos mapas conceituais, os professores relacionaram-se entre si: conversaram, observaram, discutiram e tomaram decisões, facilitando a socialização de saberes.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Manrique, Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Referências

AUSUBEL, David P. Psicologia educativa. Um ponto de vista cognoscitivo. Tradução de Roberto H. Dominguez. México: Trillas, 1978. 769p.

BENAVENTE, Ana. Escola, professoras e processos de mudança. 2. ed. Portugal: Livros Horizonte, 1999. 327p. (Biblioteca do educador, n. 126).

Guimarães, henrique m. Concepções, Práticas e Formação de Professores. In: BROWN, Margaret; FERNANDES, Domingos; MATOS, João Filipe; PONTE, João Pedro da. (Org.). Educação Matemática. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p.249-255. (Colecção Temas de Investigação).

Lorenzato, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, São Paulo: SBEM, n. 4, p.3-13, 1995. .

MANRIQUE, Ana Lúcia. Processo de formação de professores em geometria: Mudanças em concepções e práticas. 2003. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). PUC-SP, São Paulo.

MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria de Educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin. Fascículos do CIEF, Série Ensino-Aprendizagem, Porto Alegre: IF/UFRGS, n. 4, p.1-18, 1993.

novak, joseph d.; gowin, d. bob. Aprender a aprender. Tradução de Carla Valadares. 2. ed. Portugal: Plátano Edições Técnicas, 1999. 212p.

Pavanello, Regina M. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké, Campinas, v. 1, n. 1, p.7-17, 1993. CEMPEM-FE/UNICAMP.

pereira, Maria Regina o. A Geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino. 2001. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). PUC/SP, São Paulo.

Perez, Geraldo. A realidade sobre o ensino da Geometria no 1o e 2o graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em Revista, São Paulo, n. 4, p.54-62, 1995. SBEM.

Ponte, joão pedro da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: BROWN, Margaret; FERNANDES, Domingos; MATOS, João Filipe; PONTE, João Pedro da (Org.). Educação Matemática. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p.185-247. (Colecção Temas de Investigação).

Tardif, Maurice, Raymond, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade: revista quadrimestral de Ciência da Educação, Campinas, n. 73, p.209-244, 2000. CEDES.

Thompson, Alba G. Teachers’ beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: Grouws, D. A. (ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. NY: Macmillan, 1992. p.127-146.

_____. The relationship of teachers’conceptions of mathematics and mathematics teaching to instructional practice. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 15, p.105-127, 1984.

_____. A relação entre concepções de Matemática e de ensino de Matemática de professores na prática pedagógica. Tradução de Gilberto F.A. de Melo e Tadeu O. Gonçalves. Zetetiké, Campinas, v. 5, n.8, p.11-44, 1997. CEMPEM-FE/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Manrique, A. L. (2013). A utilização dos mapas conceituais para analisar mudanças em concepções de professores partici­pan­tes de um processo de formação em geometria. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.302

Edição

Seção

Dossiê