Aprendizagem significativa e a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.298Resumo
Esta apresentação considera a relação entre a Teoria de Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1963, 1968; Novak, 1977; Moreira, 2000) e a formação de professores de ciências a partir de duas questões: qual seria a contribuição da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) para compreender os processos de aprendizagem e conceitualização por parte dos professores? e que aspectos da TAS são essenciais para formar, atualizar e capacitar profissionais docentes que favoreçam a Aprendizagem Significativa? São destacados alguns aspectos presentes na teoria desde sua origem e a importância deste referencial para a construção de um marco teórico que fundamente a tarefa profissional do professor.Referências
Ausubel, David P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963. 685 p.
_____. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1968.
Ausubel, David P.; Novak, Joseph D.; Hanesian, Helen. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas. Tradução para o espanhol do original Educational psychology: a cognitive view, 1983. 623 p.
Brousseau, G. Fondements et méthodes de la didactiques des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7 (2), 1986. p.33-115.
Chevallard, Y. L´analyse des practiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19 (2), p.221-265, 1999.
_____. La recherche en Didactique et la formation des professeurs problématiques, concepts, problèmes. In: Bailleul (Eds.) Actes de la Xe Ecole d’Eté de didactique des mathématiques (Houlgate 18-25 aout 1999) (p.98-112). Caen: ARDM et IUFM de Caen, 2000.
Lerner, D. Leer y escribir en la escuela: lo real, lo posible, lo necesario. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.
Marurana, H. R. La realidad ¿objetiva o construida? I Fundamentos biológicos de la realidad. México: Ed. Anthoropos/Universidad Iberoamericano/ Iteso, 1995.
_____. La realidad ¿objetiva o construida? II Fundamentos biológicos del conocimiento. México: Ed. Anthoropos/Universidad Iberoamericana/ Iteso, 1996.
Maturana H.; Varela, F. El árbol del conocimiento. Las bases biológicas del entendimiento humano. Chile: Editorial Universitaria, 1984.
Moreira, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, p.33-45, 2000. con el título original de Aprendizagem significativa subversiva.
Novak, Joseph D.; Gowin, D. Bob. Aprendiendo a aprender. Madrid: Alianza Editorial Martínez Roca, 1988. Tradução para o espanhol do original Learning how to learn.
Toulmin, S. La comprensión humana 1. El uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid: Alianza, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.