Processamento da informação e aprendizagem significativa na solução de problemas

Autores

  • Márcia Regina Ferreira de Brito Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.293

Resumo

O presente texto busca estabelecer alguns pontos de proximidade entre a teoria da aprendizagem significati­va de David P. Ausubel e a teoria do processamento de informação. Apresenta resumidamente o desenvolvimen­to da Psicologia Cognitiva e as diferenciações entre esta e a Ciência Cognitiva, incluindo algumas explicitações de conceitos como maturação, desenvolvimento, aprendizagem e solução de problemas, sendo este último o principal foco de análise. O texto refere-se à solução de problemas como uma atividade mental superior ou de alto nível que envolve o uso de conceitos e princípios necessários para atingir a solução. Este processo apresenta fases bem definidas e sobre as quais a maioria dos autores apresentam concordân­cia. Finalizando, o texto apresenta resumidamante as fases de pensamento durante a solução de problemas, destacando a aprendizagem significativa como elemento essencial para obtenção de resultados.

Biografia do Autor

Márcia Regina Ferreira de Brito, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua nos cursos de graduação e Pós-Graduação. Coordena o grupo de pesquisas sobre Psicologia da Educação Matemática.

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Publicado

2013-06-17

Como Citar

Brito, M. R. F. de. (2013). Processamento da informação e aprendizagem significativa na solução de problemas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.293

Edição

Seção

Dossiê