Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares

Autores

  • Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Universidade Estácio de Sá (RJ)

Resumo

Nas relações estabelecidas entre desigualdades sociais e possibilidades educacionais favorecidas pela apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação, emerge a seguinte questão: como crianças e jovens, pertencentes a diferentes classes sociais, concretizam a sua relação / utilização das mídias? Para responder a essa indagação foram ouvidos gestores, professores e alunos de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. O estudo, de natureza qualitativa, evidenciou que os alunos dessas escolas, pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, não podem ser caracterizados como excluídos digitais, pois, além do acesso às diversas mídias, demonstram possuir diversas habilidades na utilização delas.

Biografia do Autor

Lina Cardoso Nunes, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Psicologia Social (UGF/RJ) e Doutora em Educação (UFRJ). Professora da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora de problemas no contexto da relação Educação - 

Tecnologias da Informação e Comunicação.

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Universidade Estácio de Sá (RJ)

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ), cursos de Mestrado e Doutorado em Educação.

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Nunes, L. C., & Vilarinho, L. R. G. (2013). Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/26

Edição

Seção

Artigos