Concepção e funções sociais da universidade: o caso da Universidade Estadual De Goiás (UEG)

Autores

  • João Ferrera de Oliveira UFG
  • Suely Ferreira UEG

Resumo

O estudo analisa e discute a concepção e as funções sociais da Universidade Estadual de Goiás (UEG), tendo por base documentos legais e institucionais do período de 1999-2006, em articulação com o contexto da reestruturação da educação superior, da reforma do Estado (no Brasil e em Goiás) e do processo de mundialização do capital. A pesquisa evidencia que a UEG tem pouca clareza quanto à concepção de universidade e funções sociais, mesmo considerando a expansão e a interiorização acentuada ocorrida por meio da oferta de cursos de graduação. A instituição vive, além disso, a ambigüidade de conviver com a oferta de cursos gratuitos e pagos (seqüenciais, graduação e especialização), devido à carência de recursos para sua manutenção e desenvolvimento.

Biografia do Autor

João Ferrera de Oliveira, UFG

Doutor em Educação pela USP-SP. Prof. da Faculdade de Educação/UFG.

Suely Ferreira, UEG

Doutoranda em Educação da UFG. Profa. da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Oliveira, J. F. de, & Ferreira, S. (2013). Concepção e funções sociais da universidade: o caso da Universidade Estadual De Goiás (UEG). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/242

Edição

Seção

Artigos