Economia do conhecimento e a questão do aprendizado para o trabalho competitivo

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo UNISO

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa em andamento intitulada Economia do Conhecimento e aprendizado: contínua degradação do trabalho no limiar do século XXI. O objetivo deste trabalho é investigar, por meio da economia do conhecimento, a associação do aprendizado ao processo de acumulação capitalista, nessa nova fase industrial marcada pela inovação tecnológica. Tal preocupação foi conduzida por ­pesquisa de cunho teórico-bibliográfico. Verificou-se que os argumentos que evidenciam e constatam esse novo seguimento econômico acentuam a sua harmonização em torno da revolução tecnológica com as tecnologias de informação em que o conhecimento e a informação são indicados como principais características desse novo princípio econômico e educativo. Nessa economia, o aprendizado está agregado a uma ação cumulativa para a ampliação do conhecimento. É um processo para aperfeiçoar os procedimentos na busca e no refinamento das habilidades do trabalhador. Este aprendizado viabiliza não apenas a incorporação de inovações incrementais, relacionadas à maior eficiência dos processos produtivos, mas também a exploração de novas oportunidades produtivas e tecnológicas, possibilitando a expansão para novos mercados, a partir de novas formas de exploração do trabalhador nos vários níveis de sinergia em relação aos produtos gerados e às técnicas previamente empregadas.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo, UNISO

Doutor em Educação pela UNICAMP. Prof. da Universidade de Sorocaba.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Carmo, J. C. do. (2013). Economia do conhecimento e a questão do aprendizado para o trabalho competitivo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/240

Edição

Seção

Artigos