Entre escolarização e instituições escolares na historiografia da educação: a emergência dos grupos escolares no Brasil da República Velha (1889-1930)

Autores

  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Superior de Educação Berlaar (IBerlaar); Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) e Faculdade Patos de Minas (FPM)
  • Décio Gatti Junior UFU

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.225

Resumo

Trata-se de reflexão na direção de compreender o processo de renovação no campo da pesquisa e da escrita em História da Educação, com foco no exame da relação existente entre escolarização e a invenção das instituições escolares públicas estatais na Modernidade, notadamente sobre os processos de criação e de difusão dos grupos escolares no Brasil da República Velha. Observa-se que a historiografia educacional tem se movimentado em termos teóricos e metodológicos na direção da construção de interpretações que apanhem a dialética entre escolarização, compreendida como imbricada à invenção do Estado Moderno, e as experiências dos indivíduos nas instituições escolares criadas e mantidas pelo mesmo. Conclui-se que os grupos escolares inserem-se na nova ordem social que se instaura no Brasil Republicano, com destaque para a propaganda em torno de seu papel na superação da ordem social anterior.

Biografia do Autor

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Superior de Educação Berlaar (IBerlaar); Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) e Faculdade Patos de Minas (FPM)

Mestre em Educação pela UFU. Prof. do Instituto Superior de Educação Berlaar (IBerlaar), do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) e da Faculdade Patos de Minas (FPM).

Décio Gatti Junior, UFU

Doutor em Educação pela PUC-SP. Prof. do Programa de Pós-graduação da UFU.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Lima, G. G. de, & Gatti Junior, D. (2013). Entre escolarização e instituições escolares na historiografia da educação: a emergência dos grupos escolares no Brasil da República Velha (1889-1930). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.225

Edição

Seção

Dossiê