História e memória: contribuições dos estudos das Instituições Escolares para a História da Educação

Autores

  • Margarita Victoria Rodríguez UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.213

Resumo

.

Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, UCDB

Dra. em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação (UCDB).

Referências

GATTI JUNIOR, Décio. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio. Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

Hobsbawm, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LE GOFF, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Breve apontamento para a história das instituições educativas. In: Sanfelice, José Luís; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados; HISTERDBR, 1999.

RAGAZZINI, Dario. Os estudos histórico-educativos e a história da educação. In: Sanfelice, José Luís; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados; HISTERDBR, 1999.

THOMSOM, Alistair; FRIXCH, Michael; HAMILTON, Paula. Os debates sobre memória e história: alguns aspectos internacionais. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs). Usos e abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

Werle, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: Lombardi, José Claudinei; Nascimento, Maria Isabel Moura (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associado; HISTEDBR; PUCPR; UNICS; UEPG, 2002.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. História e memória: contribuições dos estudos das Instituições Escolares para a História da Educação. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 25, 2013. DOI: 10.20435/serie-estudos.v0i25.213. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/213. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê