Medo no cotidiano escolar de professores
Resumo
Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que procurou investigar sobre o medo contemporâneo e o cotidiano escolar. As características do mundo atual, entre elas as incertezas, as crises, as injustiças, as guerras, as catástrofes, as misérias e os medos generalizados que fazem parte do cotidiano dos habitantes desse mundo líquido moderno levou a questionamentos sobre as relações humanas presentes no cotidiano escolar. A partir de uma pesquisa qualitativa, procurou refletir qual o maior medo do professor. Entre os maiores medos está o de não cumprir com as expectativas, com a indisciplina dos alunos e com o desemprego. O medo pode provocar modos de interação distintos dos ideais perseguidos pela educação: solidariedade, ações coletivas que promovam redes de relações mais humanas, entre outros.
Referências
BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
CRUZ, L. Línguas cortadas? Medo e silenciamento no trabalho do professor. Niterói: EDUFF/Intertexto; São Paulo: Xamã, 2005.
DELUMEAU, J. Histórias do medo no Ocidente: 1350-1800, uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
DUBY, G. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp, 1997.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1989.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
JASMIN, M. O despotismo democrático, sem medo e sem Oriente. In: NOVAES, A. (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC, 2007.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
MATOS, O. C. F. Vestígios: escritos de filosofia e crítica social. São Paulo: Palas Athena, 1998.
NOVAES, A. (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC, 2007.
ORTIZ, R. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho d’água, 1997.
SENNETT, R. O declínio do homem público: tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SFEZ, L. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.
SMART, B. A Pós-Modernidade. Portugal: Publicações Europa-América, 1993.
TUAN, Y. F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.