A política portuguesa de educação e de assistência social no período do Estado Novo (1930-1974)

Autores

  • Ernesto Candeias Martins ESE – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.198

Resumo

O estudo analisa historiograficamente as políticas educativas, sociais e assistenciais no Estado Novo (1930-1974), principalmente no período salazarista. Pretendemos verificar o impacto das medidas de política assistencial e social e, ainda, as reformas educativas (discurso normativo) referentes ao ensino como meios para se impor o desenvolvimento tecnocrático português e as suas consequências. A instauração de políticas e reformas de ensino (e de assistência social) tiveram muitas dificuldades de implementação, já que as reformas eram mais de origem urbana e reflectiam essa mentalidade, sendo muitas vezes inadequadas ou incompatíveis ao meio rural. O autor trata em dois pontos essa análise historiográfica, dando uma contextualização da sociedade portuguesa ao nível político, económico e de assistência social, antes e depois do Estado Novo, e por fim uma visão crítica da realidade educativa e do ensino nesse período histórico até à revolução de 1974.



Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, ESE – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal).

* IPCB-Portugal. Licenciado em Filosofia e em Ciências da
Educação, Mestre em Educação (FCH/UCP-Lisboa) e Doutor
em Ciências da Educação pela Univ. das Ilhas Baleares – Palma de Mallorca (Espanha). Professor Adjunto de nomeação definitiva na ESE – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal).

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Martins, E. C. (2013). A política portuguesa de educação e de assistência social no período do Estado Novo (1930-1974). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.198

Edição

Seção

Artigos