Processos de ensino e de aprendizagem desencadeados na disciplina de Políticas Educacionais a distância: recortes de uma prática
Resumo
O presente artigo propõe uma série de reflexões em torno dos processos de ensino e aprendizagem, desencadeados na disciplina Políticas Educacionais, oferecida na modalidade a distância em uma instituição de ensino superior. Busca-se, com base na pesquisa-ação e em teorias ativas, problematizar o fazer pedagógico da disciplina de Políticas Educacionais na modalidade a distância. Pela análise das informações aqui apresentadas, pode-se inferir que é possível desenvolver processos de ensino e de aprendizagem de qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Em especial, quando esses forem suportados por processos de ensino e de aprendizagem ativos, como os abalizados nesta experiência.
Referências
FRANCO, Sergio Roberto Kieling. O construtivismo e a educação. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996. 71p.
MAÇADA, Débora Laurino. Rede virtual de aprendizagem – interação em uma ecologia digital. 2001. 156f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
MATURANA, Humberto. Desfazendo nós: educação e autopoiésis. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2001, Minas Gerais. Anais... Disponível em: <http:/www.anped.org.br/0604t.htm>. Acesso em: 28 ago. 2001.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 195p.
ORTH, Miguel Alfredo. Experiências teóricas e práticas de formação e capacitação de professores em Informática da Educação. 2003. 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Tradução de Marion Merlone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. 175p.
______. A educação da liberdade (1945). In: PARRAT, Silvia; TRYPHON, Anastásia (Org.). Jean Piaget sobre a Pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p. 153-159.
______. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973. 232p.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky.: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995. 138p.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva et al. (Org.). A formação do educador como pesquisador no MERCOSUL/Cone Sul. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. 143p.
P.E.D. [Depoimento] Canoas: 2007/2. Avaliação de um aluno da disciplina de Políticas Educacionais a distância postada pelo próprio aluno no ambiente virtual de aprendizagem – TelEduc no final do semestre de 2007/2.
P. E. L. [Depoimento] Canoas: 2007/2. Avaliação de um aluno da disciplina de Políticas Educacionais a distância postada pelo próprio aluno no ambiente virtual de aprendizagem – TelEduc no final do semestre de 2007/2.
P. E. O. [Curso de Políticas Educacionais] Canoas: 2007 e 2008. As diferentes versões da disciplina oferecidas na modalidade a distância pela instituição.
P. E. R. [Depoimento] Canoas: 2007/2. Avaliação de um aluno da disciplina de Políticas Educacionais a distância postada pelo próprio aluno no ambiente virtual de aprendizagem – TelEduc no final do semestre de 2007/2.
P. E. Z. [Depoimento] Canoas: 2007/2. Metodologia de trabalho do professor de Políticas Educacionais do Centro Universitário pesquisado, postado na ferramenta do TelEduc – Dinâmica do Curso de Políticas Educacionais em 2007/2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.