Apontamentos sobre ensino e formação de professores intermulticulturais

Autores

  • Emilia Freitas de Lima UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.189

Resumo

O artigo defende a concepção de professor como intelectual, como profissional com consciência crítica, capaz de estabelecer um diálogo crítico com o mundo. Adota as concepções de pedagogia culturalmente relevante e de professor intermulticultural. Advoga, para a formação desse profissional, principalmente o estabelecimento de relações do conhecimento com o social, a importância da metodologia de ensino e da sensibilidade. A título de exemplificação, relata algumas experiências, como a ACIEPE (Atividade Curricular Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) oferecida pela autora deste texto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Biografia do Autor

Emilia Freitas de Lima, UFSCAR

Doutora em Educação pela (UFSCar). Profa. do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. e-mail: eflima@terra.com.br

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Lima, E. F. de. (2013). Apontamentos sobre ensino e formação de professores intermulticulturais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.189

Edição

Seção

Dossiê