Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade

Autores

  • Aldine Nogueira da Silva Unesp, Marília
  • Eduardo José Manzini Unesp, Marília
  • Débora Deliberato Unesp, Marília

Resumo

O papel do mediador é de suma importância no uso de estratégias de ensino eficazes nas adequações de re­cursos para o reconto de histórias. Dentro desse tema, objetivou-se identificar e analisar as estratégias de me­diação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia ce­rebral. Participaram deste estudo sete sujeitos, sendo três mediadoras e quatro alunos. As sessões das ati­vidades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas para análise. Os resultados indicaram a re­corrência de nove estratégias de mediação que foram abordadas por todas as mediadoras, que as utilizaram satisfatoriamente e de forma aleatória de acordo com o desempenho dos alunos no decorrer do reconto.

Biografia do Autor

Aldine Nogueira da Silva, Unesp, Marília

Pedagoga Especializada em Educação Especial, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

Eduardo José Manzini, Unesp, Marília

Psicólogo, Mestre em Educação Especial pela UFSCar, Doutor em Psicologia pela USP de São Paulo, Livre-docente em Educação pela Unesp, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, Marília.

Débora Deliberato, Unesp, Marília

Fonoaudióloga, Mestre em Linguística pela USP de São Paulo, Doutora em Ciências Médicas pela Unicamp, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, Marília.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Silva, A. N. da, Manzini, E. J., & Deliberato, D. (2013). Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/180

Edição

Seção

Artigos