Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade
Resumo
O papel do mediador é de suma importância no uso de estratégias de ensino eficazes nas adequações de recursos para o reconto de histórias. Dentro desse tema, objetivou-se identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral. Participaram deste estudo sete sujeitos, sendo três mediadoras e quatro alunos. As sessões das atividades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas para análise. Os resultados indicaram a recorrência de nove estratégias de mediação que foram abordadas por todas as mediadoras, que as utilizaram satisfatoriamente e de forma aleatória de acordo com o desempenho dos alunos no decorrer do reconto.
Referências
CAZAROTTI, M; CAMARGO, E. A. A. Análise da narrativa de um sujeito com Síndrome de Down em situação dialógica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.10, n. 2, p. 175-182, 2004.
CUNHA, A. C. B.; ENUMO, S. R. F.; CANAL, C. P. P. Operacionalização de escala para análise de padrão de mediação materna: um estudo com díades mãe-criança com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.12, n. 3, p. 393-412, 2006.
EATON, J. H.; COLLIS, G. M.; LEWIS, V. A. Evaluative explanations in children’s narratives of a video sequence without dialogue. Journal of Child Language, v. 26, p. 699-720, 1999.
JOHNSON, R. Boardmaker: the P.C.S. libraries on disk. Solana Beach, CA: Mayer Johnson, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.
MOTTA, A. B.; ENUMO, S. R. F.; RODRIGUES, M. M. P.; LEITE, L. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil. Interação em Psicologia, Espírito Santo, v. 10, n. 1, p. 157-167, 2006.
NUNES, L. R. O. P. et al. Narrativas sobre fotos e vídeos e narrativas livres através de sistema gráfico de Comunicação Alternativa. In: NUNES, L. R. O. P. (Org.). Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003. p. 143-169.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
PERRONI, M. C. O desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
SAMESHIMA, F. S. Habilidades expressivas de um grupo de alunos não-falantes durante atividades de jogos. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
SILVA, A. N. Uso de recursos e estratégias de comunicação suplementar e/ou alternativa no processo de construção de histórias de alunos com severos distúrbios de comunicação oral e escrita. 2005. 53f. Relatório de Pesquisa (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
SILVA, A. P. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação. 2005.179f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
SORO-CAMATS, E. Uso de ajudas técnicas para a comunicação, o jogo, a mobilidade e o controle do meio: uma abordagem habilitadora. In: ALMIRALL, C. B.; SORO-CAMATS, E.; BULTÓ, C. R. (Org.). Sistemas de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita: princípios teóricos e aplicações. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2003. p. 23-41.
SOTO, G; HARTMANN, E. Analysis of narratives produced by four children who use augmentative and alternative communication. Journal of Communication Disorders, v. 39, p. 456-480, 2006.
SOTO, G.; HARTMANN, E.; WILKINS, D. P. Exploring the elements of narrative that emerge in the interactions between an 8-year-old child who uses an AAC device and her teacher. Augmentative and Alternative Communication, v. 22, n. 4, p. 231-241, 2006.
SOTO, G.; YU, B.; KELSO, J. Effectiveness of multifaceted narrative intervention on the stories told by a 12-year-old girl who uses AAC. Augmentative and Alternative Communication, v. 24, n. 1, p. 76-87, 2008.
VON TETZCHNER, S.; MARTINSEN, H. Words and strategies: Communicating with young children who use aided language. In: VON TETZCHNER, S. E; JENSEN, M. H. (Ed.). Augmentative and alternative communication: European perspectives. London, UK: Whurr, 1996, p. 65-88.
______. Introduction to augmentative and alternative communication, 2. ed. London, UK: Whurr, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______. El problema del entorno. The problem of the enviroment in the Vygotsky. Reader, 1994. (Tradução - Universidade de Havana - Cuba).
______. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995. Tomo III.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.