Escola, imaginários pedagógicos e infâncias latino-americanas em Chaves

Tradutores do artigo: Camilo Josue Sánchez Pranao e Yasmin Rodrigues Ribas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1765

Palavras-chave:

.

Resumo

.

Biografia do Autor

Daniel Friedrich, Teachers College, Columbia University

Doutor em Currículo pela Universidade de Wisconsin- Madison. É professor de Currículo e diretor do Programa de Doutorado em Currículo e Ensino no Teachers College. Na última década, seu trabalho se concentrou na compreensão da cultura pop como currículo e no estabelecimento de vínculos acadêmicos entre a América Latina e os Estados Unidos. PhD em Curriculum and Instruction, University of Wisconsin-Madison.

 

Nicolás Arata, Universidade de Buenos Aires, Argentina

Doutorado em Educação pela Universidade de Buenos Aires e Doutorado em Pesquisa Educacional pelo Departamento de Pesquisa Educacional do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (CINVESTAV/México). Presidente da Sociedade Argentina de Pesquisa e Ensino em História da Educação (SAIEHE), foi diretor de Formação e Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Professor da Universidade Pedagógica Nacional e da Universidade de Buenos Aires.

Referências

APPLE, M. W. El conocimiento oficial: la educación democrática en una era conservadora. Barcelona: Paidós, 1996.

CANCLINI, N. G. Ni folklórico ni masivo ¿qué es lo popular? Revista Diálogos de la Comunicación, La Rioja, n. 17, 1987.

GIROUX, H. A.; SIMON, R. Popular Culture: Schooling and Everyday Life. New York: Bergin & Garvey, 1989.

HALL, S. Notes on Deconstructing “the Popular”. In: STOREY, J. (Coord.). Cultural Theory and Popular Culture: a reader. Essex: Pearson Education, 1998.

MCLAREN, P. Schooling the postmodern body: Critical pedagogy and the politics of enfleshment. The Journal of Education, Boston, v. 170, n. 3, p. 53–83, 1988.

MONSIVÁIS, C. Las alusiones perdidas. Barcelona: Anagrama, 2007.

PIETRO, J. M. Albures y refranes de México. México: Panorama, 1985.

PINAR, W. F. What Is Curriculum Theory? New York: Routledge, 2011.

SOSENSKI, S.; ALBARRÁN, E. J. (Coord.). Nuevas miradas a la historia de la infancia en América Latina: entre prácticas y representaciones. México: UNAM, 2012

VELARDE, R. L. La suave patria y otros poemas. México: Fondo de Cultura Económica, 1988.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Friedrich, D., & Arata, N. (2022). Escola, imaginários pedagógicos e infâncias latino-americanas em Chaves: Tradutores do artigo: Camilo Josue Sánchez Pranao e Yasmin Rodrigues Ribas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 31–48. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1765

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder