A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental
Resumo
O presente artigo resulta de um estudo sobre o processo de aquisição de saberes profissionais no exercício da docência realizado com professoras de séries iniciais do ensino fundamental procurando investigar como acontece a aprendizagem da docência durante o exercício da profissão e identificar como a escola contribui para o processo de aquisição de saberes profissionais. Para a coleta de dados utilizou-se questionário semiestruturado, grupo focal e entrevista semiestruturada. O estudo demonstrou que a aprendizagem da docência envolveu a aquisição de saberes por meio da própria experiência em detrimento daqueles adquiridos com a colaboração de professores mais experientes em cursos de formação inicial e continuada ou pela troca de experiências, apontando para uma supervalorização da própria experiência.
Referências
BORGES, C, M. F. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.
______. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. São Paulo: JM Editora, 2004. 320p.
CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, p. 9-27, 1998.
GARCÌA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p 53-76.
GAUTHIER, C (org.). Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí-RS: Unijuí, 1998.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 129-150.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 119 p.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
______. Formação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999. 272 p.
______. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo: Abril Cultural, n. 142, maio 2001.
PACHECO, J. A; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999. 221p.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-79.
______. De professores, pesquisa e didática. São Paulo: Papirus, 2002. 144 p.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores em face do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.