Análise da produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente-SP (2001-2006)
Resumo
O presente texto apresenta os resultados da investigação com nuances de um estudo do tipo “estado da arte”, que teve como objetivo principal analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/ UNESP) produzidas pelos alunos ingressantes entre os anos de 2001 e 2004 e defendidas no período compreendido entre 2001 e 2006. A partir de roteiro elaborado com seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos, assim como ao objetivo das pesquisas.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estados da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, 2002.
GATTI, B. A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos na pesquisa educacional. Eccos Revista Científica, UNINOVE, São Paulo, n. 1, v. 1, p. 63-79, 1999.
______. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. PEDAGOGIA CIDADÃ. Cadernos de Formação: Metodologia de pesquisa científica e educacional. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. p. 12-139.
______. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na educação. Nuances Estudos sobre Educação, FCT/UNESP, Presidente Prudente, n. 16, ano XIV, p. 35-49, 2008.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
KUENZER, A. Z. E; MORAES, M. C. M. Temas e tramas na Pós-Graduação em Educação. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa.: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação.: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SANTOS, A. R. dos. Metodologia científica.: a construção do conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.