Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme “Avatar”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1646

Palavras-chave:

Cinema, Currículos multirreferenciais, Diários online

Resumo

Neste artigo, subproduto de uma pesquisa realizada numa turma de um curso de graduação de educação, desenvolvido em uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, as autoras, num movimento de aproximação entre educação e artes, estabelecem a interface entre o currículo e práticas comunicativas mediadas pelo cinema, tendo como base o filme “Avatar”. Nessa perspectiva, objetivam, no âmbito de uma ciberpesquisa-formação, mostrar como o diário online pode ser usado como dispositivo catalisador e potencializador de atos de currículo, que levam em conta o heterogêneo na tessitura do conhecimento. Amparadas no paradigma da complexidade, nos princípios da multirreferencialidade e na abordagem da pesquisa com os cotidianos, procuram transcender a simples utilização do cinema como criação artística e ilustração da realidade, para englobar aspectos culturais, históricos, literários, pedagógicos e políticos que lhes são inerentes.

Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas (FGV)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora universitária da Fundação Getulio Vargas. Professora no Programa de Educação Executiva do Instituto de Desenvolvimento Educacional e do Programa de Educação Executiva (PDE/IDE/FGV).

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFRRJ).

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da UERJ, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura (PPGECC/FEBF).

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Amaral, M. M. do, Santos, E. O. dos, & Santos, R. dos. (2022). Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme “Avatar”. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 173–195. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1646