Pós-graduandos de camadas populares e sua relação com o saber escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1526

Palavras-chave:

relação com o saber, pós-graduação, camadas populares

Resumo

Para compreender as razões do sucesso e do fracasso escolares em meios populares, o sociólogo francês Bernard Charlot dedicou-se a analisar as relações que os estudantes estabelecem com a escola e com o saber, originando a noção de relação com o saber. Este artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou conhecer a relação com o saber desenvolvida por estudantes de pós-graduação oriundos de camadas populares, notadamente no que diz respeito aos saberes relacionados à escola, e compreender de que forma essa relação foi desenvolvida ao longo de suas trajetórias escolares, incluindo a experiência na graduação e na pós-graduação. Foram realizadas entrevistas com cinco pós-graduandos de camadas populares de cada uma das grandes áreas de conhecimento. Os resultados indicam que o desenvolvimento da relação com o saber escolar foi possibilitado pelo acesso à educação de qualidade e por condições favoráveis ao estudo em algum momento das trajetórias dos estudantes.

Biografia do Autor

Débora Piotto, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, professora associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.

Renata de Oliveira Alves, Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, professora da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Piotto, D., & Alves, R. de O. . (2023). Pós-graduandos de camadas populares e sua relação com o saber escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 305–323. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1526