Escritos discentes acerca da Escola da Paz: fraternidade e possível superação da violência na escola?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1497

Palavras-chave:

violência na escola, discentes, Escola da Paz

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar análise a partir de trabalhos realizados por alunos de escolas públicas de Campo Grande, MS, sobre o tema “Como é a Escola da Paz para você?”. Esta ação faz parte do projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho “Superação da Violência nas Escolas”, da Arquidiocese de Campo Grande, MS, coordenado pela Profa. Dra. Sonia da Cunha Urt e pela Profa. Maria Aparecida Borges. Tal realização foi desencadeada pela Campanha da Fraternidade 2018, intitulada “Fraternidade e Superação da Violência”, cujo propósito foi identificar e mapear o que discentes pensam a respeito desta temática e o que acreditam que deve ser feito para que a paz seja promovida no espaço escolar. Com base no aporte da Psicologia Histórico-Cultural e dos produtos apresentados, considera-se que é necessário dialogar acerca da violência no contexto da escola. É preciso relativizar e desmistificar os fenômenos da violência e da paz e considerá-los dialeticamente, a fim de que, em prol da paz, haja relações mais humanizadoras, tolerantes e respeitosas no ambiente escolar, porém sem naturalizá-las.

Biografia do Autor

Soraya Cunha Couto Vital, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bolsista CAPES. Mestre em Psicologia e Processos Educativos pela UFMS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GEPPE), da UFMS. Diretora dos departamentos de formação de líderes de mulheres, crianças e adolescentes da Associação Sul-Mato-Grossense da IASD.

Letícia Brito da Mota Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bolsista CAPES. Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GEPPE), da UFMS. Psicóloga Clínica.

Sonia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação, com ênfase em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)/UNICAMP. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na UFMS. Professora Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) na UFMS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GEPPE).

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Vital, S. C. C., Fernandes, L. B. da M., & Urt, S. da C. (2022). Escritos discentes acerca da Escola da Paz: fraternidade e possível superação da violência na escola?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 57–81. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1497