Pós-graduação no regime militar: zona franca de produção do conhecimento

Autores

  • Márcio Coelho UFSCar
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi UFSCar

Resumo

A pós-graduação no Brasil, estruturada oficialmente pelo regime militar (1964-1985) atendia às necessidades de produção de conhecimento científico no país e contribuía para a formação de docentes em vista da reformulação do ensino superior. Na mesma época, em vista da política de integração nacional e de desenvolvimento econômico, a Zona Franca de Manaus foi reformulada e, além do projeto inicial de desenvolvimento regional, se tornou um centro de livre comércio. O artigo recupera as gêneses da implantação da Zona Franca de Manaus e da pós-graduação em Educação, situando-as no contexto do regime militar e mostra que no caso da pós-graduação em Educação esta transcendeu os objetivos propostos pelo regime militar, e muito mais do que promover a pesquisa e formar professores para o ensino superior, transformou-se em um espaço para produção de um pensamento autônomo, capaz de fazer a crítica do regime de governo que a criou, justificando assim a metáfora de “Zona Franca de Produção do Conhecimento”.

Biografia do Autor

Márcio Coelho, UFSCar

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Coelho, M., & Hayashi, M. C. P. I. (2013). Pós-graduação no regime militar: zona franca de produção do conhecimento. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/135

Edição

Seção

Artigos